- Tema central da atividade educacional
Utilização do tempo verbal Present Continuous.
- Objetivos de aprendizagem
Os alunos deverão conhecer o tempo verbal Present Continuous por meio de exemplos reais, interagindo com os demais alunos através da Internet, postando mensagens no Twitter.
- Segmento de ensino e séries envolvidas
- Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas
Para a prática do conteúdo, os alunos utilizarão o Twitter.
- Metodologia de aplicação
O novo conteúdo será apresentado por meio de aula participativa, em que os alunos poderão exemplificar e conhecerão a gramática de forma indutiva. Como o tempo verbal se trata de uma ação contínua, algo que pode estar acontecendo no momento, os alunos serão apresentados ao Twitter. Esta ferramenta da Web utiliza a pergunta “What’s happening?“ (o que esta acontecendo?) para que o usuário informe aos seus seguidores o que ele está fazendo naquele momento. Cada aluno deverá criar a conta no Twitter, para que desta forma possa interagir com os colegas de classe respondendo a pergunta e informando o que eles estão fazendo no momento (responderão em inglês) . O aluno poderá ter acesso à atividade não só nas dependências da escola, mas em qualquer lugar que possa utilizar a internet. Assim os alunos irão praticar o Present Continuous de forma atraente e contextualizada.
- Forma de avaliação
As mensagens no Twitter deverão ser acompanhados pelo professor, assim podendo sanar as dúvidas que poderão surgir durante a atividade e acompanhar a evolução dos alunos. Portanto, a avaliação será contínua e qualitativa.
- Cronograma
Aula 1 - Aula explicativa e participativa para que os alunos conheçam o Present Continuous.
Aula 2 - Criação das contas no Twitter. Os alunos conhecerão a ferramenta da Web e irão começar a interagir com os demais da turma, postando frases em inglês, utilizando o Present Continuous.
Aula 3 - Exercícios sobre o Present Continuous. Verificação de dúvidas, atividades escritas e atividades no Twitter.
OBS.: O acompanhamento das postagens dos alunos no Twitter deverá ser contínuo. Os alunos poderão postar informações a qualquer momento.
- Material de apoio
TORRES, Nelson. Gramática Prática da Língua Inglesa - o inglês descomplicado. Rio de Janeiro: Saraiva, 2008.
VIEIRA, Anderson. Twitter - Influenciando Pessoas & Conquistando o Mercado. São Paulo: Alta Books, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário